Oieee, querido leitor ou leitora! Como anda a vida por aí?

Bom, para começar: este texto tem um link com as redes sociais, por ser um ambiente dificultador da expressão da nossa autenticidade. Isso por diversos motivos. Focando em apenas um deles:

Por exemplo, é preciso muita força de vontade, resiliência e persistência para evitar as constantes comparações que fazemos com os outros nas redes sociais.

Mesmo sabendo os malefícios e buscando evitar de ficar rolando infinitamente o feed vendo outras vidas, a gente escorrega. Quem nunca? E aí o que acontece muito: ficamos ansiosos, frustrados, nos sentindo atrasados e perdidos na vida.

Lembrei do que disse Luísa Sonza no documentário sobre sua carreira: “me perco, me encontro, me perco de novo, me encontro de novo…”

Acredito que todos estamos nessa dinâmica na vida.

Então eu quis escrever este texto para te lembrar de não se perder de vista! Para te lembrar de não esquecer que a maior graça dessa vida está em poder se apropriar da sua singularidade.

Escolhi com carinho e intenção algumas reflexões para te ajudar, quem sabe, a diminuir o consumo de vidas alheias no Instagram e a aumentar a sua produção criativa: escrever, gravar, desenhar, ler… enfim, criar o que te faz pulsar mais forte aí.

Espero que as frases abaixo te façam refletir, te inspirem a sair do lugar de apatia, de competição e comparação, rumo um caminho mais em primeira pessoa.

Frases sobre autenticidade: o poder de ser você!

“Quanto mais a gente se vigia, menos autêntico a gente é”.

Vera Iaconelli

Eu ouvi esta frase da grande psicanalista brasileira Vera Iaconelli em algum podcast (não me lembro qual) e se tornou meu mantra na criação de conteúdo para o Instagram e blog. Quando eu percebo que estou pensando demais, editando demais, criticando demais, paro. E posto.

Estarmos conectados com a nossa intenção, com o que está vivo em nós (…) é o ponto mais precioso para uma conversa corajosa.

Elisama Santos, no livro “Conversas corajosas”

Este trecho do livro não trata especificamente de autenticidade, mas as palavras ditas têm relação com a nossa conexão interna e como ela pode ser potente para enfrentarmos o mundo e as conversas difíceis que ele exigirá de nós. Aliás, livro maravilhoso!

“- Lá na sua casa não tem milho verde?”
“- Tem, mas a gente só come quando está maduro”

eu respondi isso a um parente quando eu era criança

Essa frase não é bem uma frase e nem de ninguém famoso; é minha, hehe. Eu coloquei esta conversa aqui por um motivo: lembrarmos da nossa sinceridade e espontaneidade quando crianças. A vida vai nos endurecendo e nos enchendo de camadas de proteção para as relações. Então, quantas vezes não falamos coisas que não estavam dentro do nosso coração? Quantas vezes somos cheios de “social” e vazios da gente? Claro que é preciso equilíbrio. Afinal, autenticidade está longe de sair falando qualquer coisa de maneira inconsequente; ela mora ali entre a polidez da vida no mundo e na espontaneidade da vida profunda de cada um.

Só aquilo que realmente somos tem o poder de nos curar.

Carl Jung

Isso aqui, olha… muuuito interessante! Vamos ler de novo? Talvez você precise de um tempo para absorver e entender essa frase de Jung. Eu estou neste processo, inclusive. Aprendendo que negar a mim mesma me causará uma morte terrível: a de estar morta em vida.

As pessoas geralmente pensam que têm uma boa ideia de quem são, como são e por que fazem o que fazem, mas todas as indicações sugerem que a autopercepção das pessoas é parcial, seletiva e tendenciosa. Para começar, muito do comportamento é mediado por processos inconscientes.

TRADUÇÃO MINHA. The Enigma of Being Yourself: A Critical Examination of the Concept of Authenticity. 2018. http://dx.doi.org/10.1037/gpr0000157

Autenticidade não é simples como pode parecer… o “seja você mesmo” é, muitas vezes carregado de enigmas. Ser autêntico não é ser íntegro, por exemplo. Além disso, não se trata de um ponto de chegada ou um estado permanente… afinal, mudamos muito ao longo da vida. Enfim, acredito que é um processo contínuo e muitas vezes difícil esse de se encaixar melhor na gente. Só que curiosamente, abarcar essa complexidade é o que pode nos deixar mais leves na própria pele 🙂


Don’t you tell me what you think that I could be
I’m the one at the sail, I’m the master of my sea, oh-ooh
The master of my sea, oh-ooh

Believer, música de Imagine Dragons

Eu amo essa música! Ela é potente, com uma vibe ascendente e profunda, sabe? E essa parte em especial me toca. Sejamos menos o que os outros acham que deveríamos ser. Sejamos o mestre dos nossos mares.

Mais natural, menos normal

Nay Menezes

Por trás dessas poucas palavras ditas por essa desconhecida por mim (achei no Pinterest e amei), quanta profundidade e sabedoria!

Eu penso que, de perto, quando você dá bastante zoom, ninguém é muito normal. É impossível ser coerente, moralista, bondoso, iluminado e etc o tempo todo; isso vai contra a própria dinâmica na vida, que é de altos, baixos e subterrâneos.

“Os pequenos acontecimentos cotidianos costumam revelar mais sobre nós do que os grandes incidentes”

Martino&Marques, no livro “Ética, mídia e comunicação”, p. 33

Este livro é excelente para quem deseja aprofundar na temática; e, na parte “Ética e subjetividade: o que é ser alguém?” traz reflexões muito interessantes, como essa.

Muitas vezes a vida criativa é retardada ou interrompida porque alguma parte da psique tem de nós uma opinião muito desfavorável, e nós estamos ali rastejando aos seus pés em vez de lhe dar um golpe na cabeça e sair correndo livres. Em muitos casos, o que é necessário para corrigir a situação é que levemos mais a sério do que nunca nossas ideias, nossa arte e a nós mesmas.

Clarissa Pinkola Estés, no livro “Mulheres que correm com os lobos”

Olha… esse livro tem alugado um triplex na minha cabeça. Cada parágrafo exige pausa para absorver tanta energia, desconstrução e inspiração em forma de palavras. Eu estou na dura tarefa de ter menos vergonha de mim e me levar mais a sério. E você?

Seu brilho é diferente quando você vive sua verdade.

@entreparabrisas

Já percebeu como uma pessoa autêntica reluz? É encantador ver alguém conectado e seguro de todas as nuances do seu ser, ou seja, não só as positivas, mas as negativas também. A cada dia tenho aprendido que é fundamental abraçar todas as nossas vulnerabilidades e sombras para que possamos ser mais leves.

Bom… percebe como estas 10 frases revelam as belezas e dificuldades da autenticidade?

Mas, refletindo sobre suas variáveis, podemos ter insights importantes do que faz sentido para nós!

E espero que estas palavras aqui te ajudem a silenciar os ruídos externos: notificações, feeds, stories, bláblá dos outros, para aumentar o volume da sua própria voz! MUITAS vezes é disso que precisamos.

E você, tem alguma frase preferida dessas aqui? Ou alguma reflexão que carrega sempre no coração para usar em momentos em que se sente perdido? Eu sinceramente iria adorar ler aqui nos comentários 🙂

Ah, tem muito conteúdo aqui escrito com carinho e coração para você. Se quiser saber mais sobre como criar conteúdo que REALMENTE engaja e conecta, tem um vídeo sobre isso aqui.

Se quiser conhecer meu trabalho de mentoria em comunicação para seu Instagram, clique aqui.

Obrigada por ler até aqui!