Atualizado em

Pense em uma cidade que fica literalmente no abismo! E bem neste lugar vivem cerca de 34 mil pessoas. Essa cidade se chama Ronda. Ela está localizada na província de Málaga, na região da Andaluzia, no sul da Espanha. Eu conheci Ronda e fiquei simplesmente abismada!

Se você gosta de conhecer lugares incomuns, então pode fazer o favor de ir para Ronda.

Só para você ter uma noção do que eu estou dizendo:

Mulher chocada com cidade na beira do abismo
Pensa abrir a janela ali e dar de cara com esse abismo.. quem mora ali tem meu respeito.

Esse é só um pedacinho da cidade. Como você pode ver, as casas brancas são localizadas literalmente no despenhadeiro… é impressionante.

Bom, e como conheci esse lugar?

Em novembro de 2017 eu e meu marido fizemos uma viagem para Portugal e Espanha. Depois de apresentar um trabalho do meu mestrado em um evento sobre Comunicação da Ciência, na Universidade de Córdoba, Espanha, alugamos um carro e partiu explorar o sul do país! Fomos fazer a chamada Rota de Los Pueblos Brancos, composta por 19 pequenos vilarejos de casas brancas, que ficam na região da Andaluzia.

Partimos de Córdoba para Granada e, depois, para Ronda.

Ronda: cidade inusitada, natureza imponente

Chegamos em Ronda e cadê o tal do abismo que todo mundo falava? Paramos o carro e fomos andar pelas ruas da cidade. Eu via de tudo, menos o precipício. Chegamos na Alameda Del Tajo, repleta de caminhos floridos e mirantes. Aí comecei a ter de longe uma visão BEM ampla e, por sinal, belíssima, do horizonte, quase se misturando com o céu. Pensei: acho que estamos bem no alto! É por aqui.

Fui me aproximando de um mirante, até que quando cheguei na beirada quase que meu queixo cai! Lembro que na hora eu soltei: não é possível isso aqui!

Mulher jovem em miradouro olhando cidade que fica em um alto penhasco
Vista de Ronda em um dos mirantes da cidade.

Mais uma parte de Ronda, e olha só aquela casa ali na pontinha esquerda, na beirinha do despenhadeiro!

A cidade fica a uma distância de aproximadamente 130 km de Sevilha, a capital da região da Andaluzia. Ronda está localizada entre uma cadeia de montanhas. É sobretudo um lugar excêntrico justamente por se desenhar nesses penhascos de uma natureza e geografia imponentes.

El Tajo e Puente Nuevo: paradas obrigatórias

A fenda conhecida como “El Tajo de Ronda” (Garganta de Ronda) é um exemplo de natureza majestosa. Divide a cidade em duas partes e é um ponto turístico muito famoso. Mais uma vez, impressionante de se ver ao vivo e a cores.

cidade que fica em um penhasco na Espanha
Olha a profundidade da fenda El Tajo!

Essa fenda, esculpida pelo rio Guadalevin, tem cerca de 120 m de profundidade. Os jardins que você vê nela são chamados de Jardins de Cuenca. E dá para andar por essa fenda, ela tem alguns caminhos nos quais você pode parar e contemplar esse cenário no mínimo bem diferente, né?

Em Ronda também dá para se impressionar com o abismo parando na Puente Nuevo (Ponte Nova). Que de nova não tem nada, foi construída em meados de 1750 e une as das partes da cidade, a mais nova e a mais antiga. É justo embaixo dela que está a fenda El Tajo.

A ponte demorou três décadas para ser construída e é considerada uma obra prima da engenharia e arquitetura. São quase 100m de altura, e a matéria prima é da própria fenda El Tajo. Aqui também sobram histórias e lendas… dizem que o arquiteto responsável pela ponte suicidou pulando dela própria. Outro boato é de que essa janela pequena localizada acima do arco era usada para torturar os povos da época.

ponte antiga que fica entre dois paredões de pedra
Puente Nuevo, que tem centenas de anos de história
Mulher olhando altura de penhasco e hotel na beira de abismo ao fundo
Em cima da Puente Nuevo só observando a altura do penhasco

Ronda não é só abismo

É claro que o grande diferencial de Ronda é o fato de ela estar contornada em penhascos. Mas existem outras coisas para fazer por lá.

Visitar Ronda é mergulhar na história. A cidade é uma das mais antigas da Espanha, são anos de embate entre reis católicos e povos mouros. O local é berço de diferentes civilizações, entre elas, árabes e romanos.

Ronda também é considerada o berço das chamadas touradas. Outro ponto turístico muito famoso é a Plaza de Toros, uma das maiores e mais antigas do mundo. Também tem praças, casas de reis, palácios, ruelas medievais, muralhas, igrejas…

Eu resumo a minha experiência como memorável e surpreendente. Se você está planejando ir para lá, espero que separe alguns minutos para apreciar o fim de tarde e admirar a beleza singular de Ronda!

Vou fechar este post com mais #storytravelling pra você se inspirar: safári no maior parque da África do Sul e pôr do sol inesquecível na Cidade do Cabo!

Beijos!

One Reply to “Ronda: A Cidade Espanhola Que Fica À Beira Do Abismo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *