Atualizado em

Oie! Se tem vontade de conhecer esse país escandinavo, eu sou o empurrão que faltava pra você comprar passagem agora! Neste post você vai conhecer 6 curiosidades sobre a Noruega.

Em primeiro lugar: ouso dizer que é impossível não se encantar pela Noruega. Depois de passar 17 dias por lá, eu digo que é um dos lugares mais fascinantes que vi.

Então elenquei 6 curiosidades pra te informar, te ajudar e, principalmente, te inspirar!

Nós e Nicole na barriga! (Quando fomos estava grávida de 5 meses e meio).

1. O país mais ao norte da Europa

O país escandinavo, terra dos vikings e trolls, tem localização que me apetece.

Afinal, se você é leitor(a) da parte de viagens (storytravelling) deste blog, deve ter notado o meu fascínio inexplicável por paisagens frias, especialmente montanhas nevadas.

E, se é apaixonado por natureza, principalmente paisagens de inverno , POR FAVOR CORRE PRA NORUEGA! Você vai ficar estarrecido.

Apesar de termos ido para o “caminho do norte” (tradução do nome Noruega segundo algumas teorias) no verão, não se trata do verão à brasileira. Em julho/agosto de 2023 fazia, em média, 15 graus.

Júlia encantada com os passarinhos no fim de tarde em Oslo, capital da Noruega

2. Noruega não tem só fiordes

O país escandinavo é amplamente conhecido pelos fiordes, que são – resumidamente definidos – como a entrada do mar entre altas montanhas.

E, claro, os fiordes merecem destaque. Conhecemos o Sognefjord, o maior e mais profundo do país.

A Noruega é o país com mais fiordes do mundo, dizem… são mais de mil.

Contudo, não é só de fiordes que vive a Noruega. Estamos falando de mais de 450 mil lagos e quase 240 mil ilhas, a maioria desabitada.

Em terceiro lugar, montanhas. Veja bem: não estou me referindo a um ou outro paredão alto. Eu estou dizendo que: nunca vi um lugar com TANTA montanha GIGANTE na minha vida. Na road trip, você é rodeado por paredões imensos a todo momento! Dos quais nada mais nada menos que cachoeiras imensas descem.

3. Como são os noruegueses

Outra curiosidade do país nórdico é o povo local.

Claro que, em poucos dias, é impossível definir como é o povo norueguês. Aliás, é impossível definir pessoas mesmo depois de uma vida toda, rs

Mas eu tive uma impressão dos noruegueses que gostaria de compartilhar.

A cada pessoa que eu conversava, ficava pensativa e instigada quanto ao temperamento um tanto misterioso, que pode fazer um olhar apressado rotulá-los de pessoas mais frias, “secas”, sem muita empolgação.

No entanto, o olhar aberto permite entender que os noruegueses são apenas diferentes de nós brasileiros. Óbvio, mas que muitas vezes ignoramos em prol de rótulos!

A esse temperamento diferente, que não chega a ser frio, neutro ou seco, eu defino: nórdico. Sim, eles são simplesmente… nórdicos.

4. Road trip é INDISPENSÁVEL no roteiro!

Nós fizemos passeio de barco, trem (o mais conhecido que é o Flamsbana) e de carro. E posso falar com propriedade: hoje eu faria diferente: escolheria apenas road trip!

Inclusive, se tivesse mais tempo, rodaria de norte a sul o país. Fizemos o sul (Oslo, Bergen) e subimos um pouco, passando por Alesund e mais um mooonte de vilarejos lindos.

E, por que fazer viagem de carro?

Porque as paisagens são absurdamente maravilhosas.

Além disso, você consegue parar e apreciar, pois tem seu próprio tempo.

No entanto, prepare-se para atrasar, pois é preciso estacionar o carro com muita frequência pra contemplar. É sério! A gente se atrasou TODO dia pra fazer check-in no hotel. Sorte que 23h ainda tinha sol! Funciona assim no verão.

Por último, por falar em hotel, o que eu faria diferente hoje: não ficaria em nenhum e alugaria motorhome!

Há centenas espalhados pelo país e você pode dormir em qualquer lugar. Ninguém vai chegar e te abordar, nem se fala em violência por lá.

5. Trollstigen: a estrada mais surreal da Noruega

Na sua road trip, faça me um favor: inclua a Trollstigen.

Trata-se de uma estrada com onze curvas extremamente tortuosas, rodeadas de cachoeiras gigantes que caem de paredões rochosos assustadores. Você tem a impressão de que vai ser engolido.

É surreal. Eu classifico como a paisagem mais impressionante de toda a viagem.

Lembrando: Trollstigen é um tanto perigosa e fecha no inverno, então se organize pra ir com cuidado.

Nos meus stories do Instagram, postei vídeos impressionantes sobre a estrada. Vale a pena conferir aqui.

6. Noruega é um sonho pra quem viaja com bebês

Júlia no parquinho em Valldal

Segurança, tranquilidade. Só quem viaja com filhos pequenos sabe o quanto isso é importante.

E um dos pontos mais positivos da viagem pra Noruega foi poder deixar a Júlia mais livre pra explorar os lugares, sem ficar vigilante o tempo todo.

Conversei muito com um agente de passeios, que me explicou que a Noruega é um país muito seguro. Não há com o que se preocupar.

Além disso, as pessoas respeitam a lei. Se você for pego dirigindo bêbado, por exemplo, vai preso e ponto, não importa o tanto de dinheiro que tem na conta. Não tem nenhum “jeitinho” de mudar isso.

Então, o choque cultural é significativo quando comparamos com a cultura brasileira.

Enfim, Noruega é uma pedida excelente pra quem viaja com filhos pequenos.

Manhã em Bergen

E, com essas curiosidades, fico por aqui.

Mas, antes de me despedir: se quer saber mais sobre viajar com bebê, veja aqui minha viagem pra NY!

Viaje também por outros lugares como África do Sul, Chile e Ronda, a cidade “no abismo”.

Obrigada por ler até aqui!