Atualizado em

Aqui você vai saber mais sobre três livros de comunicação que podem te ajudar a pensar, entender e desenvolver melhor a sua comunicação na esfera profissional.

Antes de falar dos livros, vale destacar que o primeiro passo para tentar compreender melhor a comunicação é justamente perceber as peculiaridades inerentes a esse campo.

Não é à toa que comunicação é objeto de inúmeras pesquisas científicas, debates, estudos, reflexões e discussões constantes.

A área é ampla e complexa; acaba por estar em todos os “terrenos”. Transita pelas ciências sociais e humanas e, como campo de conhecimento, a comunicação ainda enfrenta dificuldades de delimitar as suas áreas a partir de objeto de pesquisa.

Comunicação é a palavra do século

“O século XXI é o século da comunicação”. Ouvi esta frase de um professor da Universidade Federal de Uberlândia, Eduardo Macedo, que admiro muito. Acredito que a gente precisa urgentemente valorizar mais comunicação.

Por ser um fenômeno inato ao ser humano, a comunicação está tão incrustada nas relações, nos momentos do cotidiano, em tudo na nossas vidas, que pode ser difícil perceber o quão importante e fundamental ela é em todas as áreas da sociedade.

Além disso, o mundo está se transformando em velocidade tão alta que não nos damos conta de tanta coisa.

Na comunicação, não é nem um pouco diferente. Pelo contrário, as transformações nesta área são profundas e permanentes. Principalmente pelo fato de que

Tudo o que depende da comunicação deve agora se adaptar ao fato de que a internet está envolvida.

Searls (citado por Walter Longo em Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital)

O universo on-line tem sido uma escola em que se aprende, esquece o que aprendeu, reaprende, aprende outras coisas… todos os dias.

Assim, para tentar acompanhar essa dinâmica é fundamental também que a gente não pare de estudar, pesquisar e ler!

Por isso vou falar um pouco de três livros interessantes e que podem elucidar melhor o que está acontecendo no mundo e por que precisamos entender e aprender a surfar em ondas não muito tradicionais.

Embora estes livros de comunicação sejam mais direcionados a determinados públicos, como gestores, empreendedores, líderes e comunicadores, acredito que a leitura pode ser interessante para todas as áreas.

Livro 1: Comunicação na Era Pós-Digital

Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital: as regras mudaram” foi escrito pelo publicitário e administrador de empresas Walter Longo, considerado um dos maiores especialistas em comunicação e inovação no Brasil.

O livro de comunicação traz uma série de conceitos, ideias, dados e discussões no contexto da Era Pós-Digital. E

m termos gerais, mostra as profundas e disruptivas mudanças que têm acontecido a todo momento na sociedade, e todos nós, todos, sem exceção, estamos sendo afetados.

Além disso, nós estamos mudando. Estamos mudando, por exemplo, a forma como produzimos e consumimos informação.

Apesar de o livro ser mais direcionado para empresas, gestores e colaboradores da comunicação, publicidade e marketing, mas acredito que a leitura vale para todas as áreas.

Walter Longo mostra com uma linguagem clara e objetiva como as diversas mudanças estão impactando sistemas, e de que maneira é possível lidar com elas sem entrar em pânico.

É repleto de frases marcantes e que instigam reflexão:

Marcas que não mudam jamais, nem o produto nem o discurso, correm mais risco de morrer.

Então, se você busca entender o que está acontecendo no mundo, leia este livro! Se quiser saber mais sobre o livro, no meu post sobre a Comunicação na Era Pós-Digital falei sobre o assunto.

Antes de passar para o próximo livro, deixo mais trecho de Walter Longo para você pensar:

Estamos nos transformando em células nervosas de um gigantesco cérebro formado por homens e máquinas. O mundo está nascendo para uma nova era. A era da conectividade total e da democratização definitiva do conhecimento. E essa é a essência da era pós-digital.

Comunicação e conexão

Todos se comunicam, poucos se conectam“. Outro livro de comunicação cujo autor é John C. Maxwell.

O livro destaca que o êxito profissional depende muito de uma comunicação eficaz, e apresenta vários princípios e também práticas de conexão, que é, para o autor, a base da comunicação.

“Todos se comunicam, poucos se conectam” apresenta ideias sobre o conceito de conexão e várias dicas usadas por empreendedores e líderes considerados pelo autor como de sucesso para estabelecer laços mais profundos e duradouros com as pessoas.

Ah, vale ressaltar que o fato de eu falar sobre este livro (e os outros também) não quer dizer que eu concorde com tudo o que está dito.

Pelo contrário. Algumas reflexões apresentadas por exemplo não se encaixam nos princípios norteadores da comunicação nos quais eu acredito.

No entanto, esse livro sobre comunicação também traz muitos conceitos relevantes. Afinal, a leitura é importante justamente para nos ajudar a desenvolver o pensamento crítico, questionar ideias e (re)construir as nossas.

No livro uma frase me chamou a atenção:

Suas ações falam tão alto que não consigo ouvir suas palavras.

Ética, mídia e comunicação

Ética, mídia e comunicação: relações sociais em um mundo conectado” foi escrito por Ângela Marques, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, e por Luís Mauro Sá Martino, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Cásper Líbero.

Este livro é um dos meus favoritos por não apresentar receitas de bolo e sim reflexões e discussões bem mais aprofundadas sobre comunicação, ética e mídia.

Na verdade, os autores ajudam a gente e pensar sobre nosso comportamento, atitudes, as relações com as pessoas… nossa comunicação no mundo conectado.

Eles levantam questionamentos como: o que é ética? O que é ser alguém na “nova era?” O que é moral?

Talvez a leitura possa ser um pouco mais demorada, pois o livro traz questões mais abstratas, questões filosóficas, conceitos psicológicos e psicanalíticos.

Mas, acho não só interessante como relevante pois considero a comunicação um fenômeno humano subjetivo e dotado de várias questões inclusive enigmáticas.

E, claro, para encerrar este post, mais um trecho para você pensar.

Quando alguém conversa conosco, ouvimos apenas um pedaço da vida dessa pessoa. A comunicação é sempre limitada; nunca chegaremos a esse “eu” mais profundo do outro, nunca atingiremos plenamente essa alteridade.

Bom, essas três leituras são importantes se você quiser saber mais o que está se passando no mundo da conectividade, onde tudo muda em velocidade exponencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *