Atualizado em

Oi! Tudo bem? O parágrafo abaixo é o mesmo que você leu no meu feed do Instagram. Se você veio de lá, pode optar por pular para o próximo parágrafo. Ou pode ler de novo. Se não veio do Insta, comece a leitura aqui.

O peixe. O peixe ficou intacto no prato. Porque o nível de nervosismo e ansiedade era mais alto que o da fome. Aliás, o medo quase superou a vontade de apresentar. Na verdade, quase desisti quando aquele monte de gente se reuniu no anfiteatro pra começar os trabalhos. Pessoas em pé no fundo porque as cadeiras esgotaram. Eu lá na segunda fileira, bem na frente, esperando a minha vez. Querendo ir lá falar e, exatamente ao mesmo tempo, querendo sair correndo. Paradoxos. Chega a coordenadora e solta um “apenas uma pessoa por apresentação” em espanhol. Minha orientadora olha pra mim surpresa e depois faz um gesto visual tipo “deixa que eu vou”. Eu devolvo com os olhos um “uai?”, que dizia: eu viajei 11 horas de avião. Um dos momentos profissionais mais felizes foi quando soube que o trabalho tinha sido aprovado pra ser divulgado lá. A universidade pagou pra eu ir. Eu treinei em inglês (mi espanhol era e continua terrible). Queria muito a oportunidade de compartilhar. Adriana me apoiou na minha tentativa de reverter a decisão da coordenadora. Licença pra lá, licença pra cá, empurra cadeira, chego até a moça. Explico tudo. No, no puede. “Eu quero muito falar”. Depois de uma pausa, ela sistemática: não ultrapasse 20 minutos. E fale em português mesmo, inglês não. Foram 20 minutos cravados, em meio ao “despacio”(devagar) de um moço da plateia, visivelmente empolgado na leitura labial da minha fala. Córdoba, Espanha, mestrado, apresentação do meu trabalho para um monte de gente de vários lugares do mundo. Corta pra 5 anos depois, eu te contando uma oportunidade vivenciada graças à comunicaAÇÃO. E te explicando, a partir de agora, como ela é indispensável para o seu crescimento pessoal e profissional.

Ação e oportunidades

Talvez você não tenha ideia das oportunidades que perde porque simplesmente deixa de falar. Escrever. Gravar. E justo as oportunidades que você pode estar aí procurando: um trabalho mais legal que o seu, um reconhecimento na atual carreira, novos clientes, crescimento nas redes sociais. E aqui quero focar neste último.

Porque a comunicação não é mais importante. Ela é indispensável. Para qualquer pessoa que deseja se destacar no ambiente digital, especialmente nas redes sociais.

Bem disse Camila Vidal no livro “Como criar o seu negócio do zero”: “no Instagram, a pessoa está a uma mensagem de distância. Temos a chance de dialogar diretamente com nossos clientes, criar narrativas, histórias, encantar com vídeos, imagens e textos.”

Então já parou para pensar nas possibilidades de contato, emprego, clientes e de ser referência e influência que você tem?

E aqui preste atenção: essas oportunidades vão embora não somente porque você não fala. Porque talvez este não seja o caso. Você posta. Mas o famoso postar por postar, só para saciar o algoritmo. Sem dar importância, sem dedicar tempo para estudar, aperfeiçoar seu texto, seus posts e por aí vai.

Porque hoje, conquistar a atenção de alguém diante da quantidade imensa de informação a que a gente está disponível requer trabalhar um combo de elementos que envolvem não só aspectos básicos de uma mensagem, como coerência, mas também autenticidade e criatividade.

Então, antes de se questionar porque o seu perfil está estagnado ou não do jeito que você gostaria, se pergunte: você investe de fato na comunicação da sua marca? Ou tem deixado de lado? Olha só, justo ela que pode ser a ponte do seu crescimento profissional.

Crie e conte

Vou pegar emprestado um pedaço da Newsletter do @saildiego (trabalha com escrita e têm conteúdo maravilhoso), em que ele cita o trecho de um texto que dá uma dica legal para quem busca oportunidades profissionais. E sabe o que diz o trecho?

Conte para as pessoas. Converse sobre o que você criou. “Você vai ficar surpreso com quantas oportunidades existem para quem cria coisas e conta para outras pessoas”.

Eu amei isso!

E vou aproveitar e fazer exatamente o que o cara do texto diz. Eu criei um produto legal que vai te ajudar a crescer no Instagram criando conteúdos autênticos, criativos e interessantes!

Veja este combo:

  • 10 estratégias para fazer um post marcante
  • + de 20 tipos de post para você explorar sua criatividade e adaptar para o seu perfil!
  • Aula exclusiva sobre Reels – o que tem por trás de vídeos virais.

Adquira o seu clicando aqui.

E me diga: sobre qual outro assunto gostaria de ler aqui?

A gente se vê no próximo post 🙂